Ignorância é força?

        “Nós não precisamos de nenhuma educação” , disse a banda Pink Floyd em uma de suas músicas mais celebradas. Mas, o que seria educação? Os membros da banda Pink Floyd enxergam educação como uma ferramento de manipulação do pensamento da massa, ferramenta esta criada pelo Estado e distribuída entre os mais pobres.
Acredita-se no poder da educação como ferramenta transformadora, mas o pobre não tem acesso à mesma educação do rico. Assim, o rico consegue (se manter) o status de “ser pensante”, capaz de governar e ter poder, enquanto o pobre continua sendo ignorante.
Acredita-se no poder da ciência e do pensamento científico, mas, assim como descrito em 1984 de George Orwell, a ciência é danificada de todos os lados pela falta de subsídios e também vira ferramenta de manipulação da massa.  Neste livro, a ciência é usada para fins da Polícia do Pensamento que mantém os membros do Partido sob constante vigilância, portanto, pesquisas científicas subjacentes não interessam ao Estado e não receberiam subsídio suficiente para continuar a existir. Pode-se dizer que o mesmo acontece com o Brasil ao cortar o financiamento das instituições públicas de pesquisa científica, como o CAPES, assim, o dinheiro que sobra irá para as pesquisas que mais ajudarão o governo atual a se manter no poder, enquanto outras deixarão de existir.
Ao mesmo tempo, isso cria um efeito adverso: o pensamento científico adquirido na escola torna-se desacreditado pelas classes mais baixas, ignorantes pela falta de acesso à educação adequada. Esse é o Efeito Dunning-Kruger que explica como a ignorância torna a pessoa mais confiante e, por conseguinte, mais manipulável por não possuir senso crítico e informação. Logo, tal pessoa sob esse efeito é capaz de gritar a plenos pulmões que não precisa de educação, pois ela já sabe de tudo.

Ana Luiza Pereira

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta, por favor!