Mágico


Quando jovem, almoçava sempre com um senhor, mais ou menos com 60 anos, muito bem humorado e bastante amigo. Um dia descobri que ele já fora um mágico renomado quando era jovem, então pedi-lhe para me apresentar seus truques...

 Foi o da moeda, das cartas, do coelho, do desaparecer e reaparecer... Qualquer coisa que minha mente, ainda criança, podia imaginar aquele senhor fazia em seus truques. Aquilo me fascinava, era deslumbrante e eu ficava sem palavras, embora o sorriso não saísse de minha boca e o brilho de meus olhos. E ele não se cansava de dia após dia, repetir os mesmos truques e, às vezes, inventar uns novos.

Quando eu ficava muito curiosa, perguntava: "Como consegue fazer isso?". E ele, sempre paciente perante minha ansiedade de sempre querer ver mais de seus truques, respondia: "É a inexplicável mágica, criança. Se você acreditar, és capaz de fazer tudo". Toda a vez que eu ouvia aquela resposta simplesmente sorria e não parava mais de sorrir.

 Passou-se um, dois, três... O sábio senhor não aparecia mais. Uma semana depois soube que o velho senhor mágico que me fazia sorrir faleceu de alguma doença que hoje nem lembro mais e o sorriso que ele deixava se fora.

Fui ao seu enterro prestar minhas homenagens à família e em sua lápide o seguinte epitáfio fora escrito: "Mágicos não existem". Não entendi naquela época o porquê da contradição daquelas palavras com os atos do velhinho que conheci.

Hoje, mais ou menos na idade daquele senhor, digo que ele era sábio. De fato, mágicos não existem, truques são apenas truques que enganam nossos olhos e que podem ser desvendados a qualquer momento e ensinados a qualquer um. Ele fazia aquilo para obter sorrisos e não dinheiro. Hoje sei que o olhar apaixonado de um jovem a te admirar é muito reconfortante, embora seja muita responsabilidade. Ele queria simples momentos e a mágica que ele dizia era a vida, a inexplicável vida. Eu acreditei e fiz de tudo. Ainda bem que tive esse ensinamento para me guiar, por isso estou aqui: vim ensinar-lhes o mesmo. Dê asas aos a si e aos Ícaros dos seus pensamentos, acredites na vida e a olhe com seu coração que você descobrirá a magia em qualquer lugar e ser capaz de fazeres tudo.

Ana Luiza Pereira

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta, por favor!